Com o crescente interesse na aplicação medicinal dos canabinoides, uma das perguntas mais comuns é: “Quais as formas possíveis de usar os produtos para meu tratamento?” A resposta não é única, pois depende das necessidades individuais de cada paciente, da condição a ser tratada e de preferências pessoais. Neste post, vamos explorar as diferentes formas de administração da cannabis medicinal e ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto.
Óleos por via oral
Como funciona: Os produtos na forma de óleo são administrados diretamente na boca. Uma parte dos compostos ativos é absorvida pelas mucosas e entra na corrente sanguínea, e o restante acaba sendo digerido no estômago. Esse método permite uma absorção relativamente rápida dos fitocanabinoides, com efeitos que podem ser iniciados entre 30 minutos e 2 horas após a ingesta.
Cápsulas
Como funciona: As cápsulas são ingeridas oralmente e passam pelo sistema digestivo antes de serem absorvidas. Devido a essa passagem total pelo trato gastrointestinal, os efeitos podem demorar um pouco mais para serem percebidos em comparação aos óleos, mas tendem a durar mais tempo.
As cápsulas são uma boa escolha para pacientes que preferem uma forma de consumo discreta e sem sabor.
Vaporização
Como funciona: A vaporização com dispositivos específicos aquece os compostos ativos para que eles volatilizem e sejam inalados pelo paciente. Esse método permite uma rápida absorção dos canabinoides pelos pulmões, com efeitos quase imediatos. No entanto, apesar de ser muito utilizada em alguns países, essa modalidade não é permitida no Brasil pela ANVISA.
Tópicos
Como funciona: Os produtos tópicos, como cremes, loções e bálsamos, são aplicados diretamente na pele, onde os canabinoides são absorvidos localmente. Eles interagem com os receptores canabinoides na pele e tecidos subjacentes, proporcionando alívio local.
Os tópicos podem ser utilizados para melhorar condições como artrite, dores musculares, inflamações e problemas de pele.
Outros
Vale mencionar que existem outras formas farmacêuticas desse tipo de produtos, que são muito populares em outros países, mas ainda pouco explorados no Brasil. Estamos falando de supositórios, cremes vaginais, adesivos transdérmicos, sray nasal entre outros, que podem ser alternativas em casos específicos.
Considerações
Quem escolhe a melhor via para o uso dos derivados da cannabis é o médico especialista, que vai considerar fatores como a rapidez com que você precisa dos efeitos, quais os sintomas apresentados e suas características pessoais. Cada método tem suas vantagens e desvantagens, e a melhor escolha dependerá do seu quadro clínico e das suas particularidades.
Converse com um especialista para explorar qual método se alinha melhor às suas necessidades e garanta que o tratamento seja seguro e eficiente. Com as orientações corretas, a cannabis medicinal pode ser uma poderosa aliada na sua jornada para uma melhor qualidade de vida.